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quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Marketing Digital Imobiliário: Um 2011 de coisas “concretas”

Fim de ano é excelente para fazermos análises de tudo o que foi feito durante o ano e também ter o reconhecimento do que não foi feito, replanejar e ajustar seu “Plano de Voo” para 2012.
Antes de falar do marketing digital imobiliário é importante ver o marketing digital como um todo.
O marketing digital, no Brasil, em 2011, teve resultados excelentes e expressivos.
Segundo o E-bit, no comércio eletrônico atingimos, apenas no primeiro semestre de 2011, 4 milhões de novos compradores online atingindo 27,4 milhões de e-consumidores. Sem falar no índice de confiança que chegou em 86,9%.
Já a IAB projeta para 2011 uma fatia de 10%, sobre o total do bolo publicitário, vindo do mercado digital.
E o IBOPE Nielsen divulgou que temos 77,8 milhões de pessoas com acesso à internet no segundo trimestre de 2011 e o tempo de uso de uma pessoa, com computador conectado a web, chegou a 69 horas em agosto/11.
Com um cenário positivo e em franco crescimento não poderia ser diferente o que aconteceu com o marketing digital imobiliário.
É uma área que esta com seu alicerce totalmente consolidado e continuando a subir novos degraus e construir novos andares.
Quando o assunto é lançamentos e vendas, o ano de 2011 foi difícil para diversas incorporadoras. Porém na contra mão veio o marketing digital imobiliário que foi encarado como sendo uma excelente escolha para um trabalho mais inteligente e certeiro na busca de seus clientes.
A internet passou a ser um pilar estratégico na definição da estratégia de um produto ou campanha.
Ficou nítido a evolução do marketing digital imobiliário quando comparamos 2010 com 2011.
O mercado imobiliário precisa de ações criativas e inovadoras. Sabemos o quanto, nós brasileiros, somos craques em ser criativos. Somando com o espaço que a internet propicia, resumiria que juntou a “fome com a vontade de comer”.
Acompanhei diversas ações durante este ano que seriam dignas de ganhar prêmio.
Ações que exploravam cidades e bairros utilizando a web como estratégia principal.
Ações totalmente colaborativas que necessitavam de interação do usuário para chegar ao resultado final.
E quando falamos em relacionamento com os clientes não resta e menor dúvida que as redes e mídias sociais se consolidaram como importantes ferramentas de interação. Falo de reclamações, respostas, elogios, envio de sugestões...
Finalizo minha análise destacando e parabenizando as diversas empresas do mercado imobiliário que se atentaram para a importância da criação de uma área voltada para o marketing digital.
Quer saber quais foram estas empresas?
É fácil!
Faça sua pesquisa e através da sua análise descobrirá quais foram estas empresas!
Que venha 2012...
Abraços
Gustavo Zobaran
@gustavozobaran

2 comentários:

  1. Ótimas observações...
    Espero que as pessoas possam realmente se beneficiar das midias digitais exercendo a cidadania e o compartilhamento adequado de informações.

    Que venha 2012 !

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  2. Muito bem lembrado!

    Isso vai da educação e cultura de quem "opera o teclado".

    Aliás, um excelente tema para um artigo - Educação Digital

    Abs

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