Estou envolvido em um projeto que me despertou para um
mercado que anda a passos largos e casa muito bem com a Internet. Trata-se do
Mercado de Luxo.
Durante minhas pesquisas para descobrir mais um pouco sobre
este mundo, notei que associam muito o luxo a moda. Linkam o luxo com todas
aquelas marcas famosas de roupas, bolsas, sapatos...na verdade o luxo é muito
mais que moda! Em 2011 este mercado movimentou quase 12 bilhões de dólares, 33%
mais que em 2010, segundo um estudo da consultoria MCF, especializada nesse
mercado.
O luxo pode estar presente em diversos mercados além da
moda, como na culinária, automobilístico, em viagens, náutico, imobiliário...
Primeiro, temos que entender o perfil das pessoas que
consomem o luxo. Se falarmos somente da classe A, ela representa cerca de 4,5%
do total da população do País, porém não podemos esquecer que temos pessoas da
classe B que também consomem o luxo.
Entender seus hábitos é essencial para traçar estratégias para
atraí-los. Para este público o preço pouco importa, ele gosta de exclusividade,
exige atendimento personalizado e ações personificadas. Tenha atenção na
abordagem e na linguagem utilizada.
Pensando no mercado imobiliário, é uma excelente área para
explorarem estas ações. Temos hoje diversos empreendimentos que precisam ser
tratados de forma diferente e suas estratégias pensadas para este perfil.
Diversas incorporadoras criaram departamentos e equipes específicas pensando no
segmento econômico, mas não vi nenhuma fortalecendo o segmento para o público
do mercado de luxo. Será que não é necessário?
E como encontrar e se comunicar com este público? A resposta
é: na Internet!
Hoje, temos cerca de 80 milhões de pessoas com acesso à Internet no País das quais 54% correspondem à classe AB, segundo o Media Book
2012, divulgado pelo IBOPE.
Este público consome muita tecnologia e conteúdo digital. Se
utiliza cada vez mais da internet para buscar informações e se manter atualizado.
Não é a toa que uma das redes sociais que mais utiliza é o Twitter, curte as
marcas no Facebook, assiste vídeos no Youtube e utiliza também o Instagram.
Enfim, poderia ficar aqui falando muita coisa, casando o
mercado de luxo com a internet, mas a minha intenção é que pense na infinidade
de oportunidades que estão sendo criadas e não exploradas.
Toda vez que vou começar a escrever um artigo, penso no
objetivo e qual a mensagem que quero deixar, pois bem, a deste artigo é fazer
com que você abra seus olhos para esta parceria Luxo e Internet. Quem sabe não
pode ser daí que venha a surgir seu novo negócio?!
São destas reflexões que surgem as oportunidades de explorar
o inexplorado.
Abraços,
Gustavo Zobaran
@GustavoZobaran
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